06 – Cravo, a Flor aos Deuses.

Cravo, exótico, belo e perfumado, uma flor livre, um encanto dos deuses, ou melhor, aos deuses.

🌷 Dedico a flor.

A flor Cravo

O cravo é a flor do craveiro, (Dianthus caryophyllus), uma planta herbácea originada nas regiões mediterrâneas da Ásia e Europa. Pertence à família das Cariofiláceas, a mesma da cravina, ou cravo-bordado.

A flor cravo, também, é conhecida pelos nomes: flor-dos-deuses, flor-de-júpiter ou simplesmente craveiro. É muito citada na literatura, sendo mencionada em mitologias grega e romana, e integra variados conjuntos de crenças e culturas.

“O cravo e a flor,
Dois seres independentes,
Livres para cultuar o amor,
No interior simples de suas mentes.”

Lourival Alves

Os cravos fazem parte das flores sagradas que eram utilizadas nas coroas de Zeus, em função de sua beleza e de seu perfume agradável. Os cravos de Zeus eram chamados na Antiguidade de “Dios anthos“, onde “dios” significa (divino) e “anthos” (flor), mas, a palavra “cravo”, também deriva do latim “clavus”, que significa “prego”.

Essa flor charmosa do divino é associada a figura masculina, o que faz dela, uma interessante opção para presentear seu amado. Pega a visão, homens também gostam de receber flores. Concordam?

Joseph Breck, no seu livro de 1851, The Flower Garden, indicou:

“Não há flores mais desejáveis no jardim do que o cravo. Uma variedade superior, bem cultivada, não pode ser superada, em elegância, beleza ou odor, por nenhuma outra flor …”

Além das confecções das coroas, os gregos utilizavam do cravo para oferendas, cerimoniais aos deuses, com as ritualísticas de agradecimentos e de atrações de bênçãos e vitórias. Até hoje é usado em ritos, oferendas e como símbolos, em bandeiras, em festejos de países ou em representações da liberdade e boa sorte.

A flor cravo é a flor-símbolo do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Já em Portugal, o cravo-vermelho é o símbolo da Revolução dos Cravos, não só como representação da liberdade, mas como forma de recordar o regime ditatorial do Estado Novo. Desta forma, podemos dizer que o cravo tornou-se uma flor com representatividade política e social.

“Se quiser, tome, um cravo oferece-se a qualquer pessoa”, respondeu Celeste Caeiros, ao soldado que lhe pediu cigarro. Foto: Leonardo Negrão

Simbologias

A flor cravo remete a encarnação, o renascimento, e a grandeza da liberdade. Representa o homem nos romances, a figura poética e amorosa que pode renascer em simplórios atos de gentilezas, e tem relação profunda com o amor, com os laços familiares, com a fidelidade matrimonial, com o amor pelos pais, e com as mães.

A flor

Com grande beleza e bastante perfumada, a flor cravo apresenta pétalas em abundância, com as bordas recortadas, que emergem de seu cálice verde e tubular.

As cores mais comercializadas, são as de cores vermelhas e brancas, são comuns também, os tons amarelos, rosas e verdes, porém sua cor nativa é um tom púrpura-rosado, mas, pode ser encontrado em outras tonalidades distintas e rajadas.

O cravo tem um aroma forte e bastante peculiar, suas flores são usadas na produção de incensos (amo), óleos aromáticos e em famosos perfumes. Por conta do cheiro, serve como repelente natural ao ambiente, as formigas, por exemplo, são repulsivas ao cravo. Se seu Jardim sofre constantes ataques, plante cravos.

Cultivo

As diferentes variantes desta planta, permitem que ela seja anual ou perene. A reprodução acontece por meio de sementes (anuais) ou estacas (perenes), o que a torna uma flor de fácil cultivo.

Pode ser plantado diretamente em canteiros domésticos, em vasos decorativos e também em plantações, que abastecem o mercado de flores de corte.

A planta deve ser cultivada em solo quente, adubado e bem drenado, não muito úmido, podendo ser cultivados a sol pleno ou em meia-sombra. Exigem regas regulares.

Presenteando

O cravo é uma das flores de corte mais procuradas nas floriculturas nacionais, são ótimas para demonstrar gratidão, admiração e amor. O perfume envolvente e sedutor e suas cores vibrantes, alegram e aquecem o coração, além de comunicar sentimentos de forma singela e fraterna.

As cores do cravo estão associadas a um sentido, ou a uma emoção, assim como outras flores coloridas, ao presentear atente-se ao que se deseja transmitir.

• Cravo branco – representa a pureza, inocência, amor e lealdade. É muito utilizado em cerimônias de casamento, sobretudo na lapela do noivo e padrinhos.

É a flor que mais homenageia as mães, mas prefira os cravos brancos para as mães que já estão em outros planos.

• Cravo vermelho – representa o amor, a paixão, a gratidão, as afirmações positivas, simbolizam um sim, um gesto de gratidão.

• Cravo amarelo – indicam que falta reciprocidade, ou pode ser um pedido de desculpas, mas, tem relação com o mental, com a vivacidade e a alegria, e, é um verdadeiro ativador para prosperidade e traz boa sorte financeira. Se precisa ativar a concentração, prefira flores amarelas.

• Cravo rosa – ah, as boas recordações! As cores suaves do rosa traz um cheiro carinhoso e delicado dos bons tempos e das relações saudáveis. Um tom de paz, carinho e amor fraterno.

• Os cravos listrados estão associados com decepções sentimentais.

CRAVOS VERMELHOS

Bocas rubras de chama a palpitar
Onde fostes buscar a cor, o tom,
Esse perfume doido a esvoaçar
Esse perfume capitoso e bom?!

Sois volúpias em flor! Ó gargalhadas
Doidas de luz, ó almas feitas risos!
Donde vem essa cor, ó desvairadas,
Lindas flores d’esculturais sorrisos?!

… Bem sei vosso segredo… Um rouxinol
Que vos viu nascer, ó flores-do-mal,
Disse-me agora: «Uma manhã, o sol

0 sol vermelho e quente como estriga
de fogo, o sol do céu de Portugal

Beijou a boca a uma rapariga…

Florbela Espanca, batizada como Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, foi uma poetisa portuguesa, nasceu no dia 8 de Dezembro de 1894, e morreu 36 anos depois no mesmo dia.

Inté. Um mês Florido e Amoroso!

Imagens: Pinterest | Fonte: iNaturalist

4 Comments

Deje un comentario

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s