Publicado en Medicina Natural

A Alface

A alface

Lactuca sativa, do árabe al-hassa.

“Alface” originou-se do termo árabe al-khass. Lactuca sativa é um termo latino que significa “alface cultivada”.

Surgiu do Leste do Mediterrâneo, tem propriedades medicinais, pois a alface é fonte de minerais, como ferro e magnésio, e, é rica em vitaminas C e a A.

É mundialmente cultivada, especialmente para consumo em saladas, com inúmeras variedades, de folhas em diferentes cores, formas e texturas.

De acordo com ABCSEM, em 2013, a alface destaca-se por ser a folha mais consumida no Brasil e a 3ª hortaliça em maior volume de produção, perdendo apenas para a melancia e o tomate.

Esta semana por causa novas medidas restritivas a Ceagesp relatou cancelamentos dos pedidos de folhosas.

Tipos de alface

As alfaces são bem semelhantes, havendo variação de nutrientes, normalmente na quantidade e diferenças em relação à textura, cor e sabor.

Os mais consumidos são:

• Americana – aparência redonda e folhas com cor verde clara;

• Lisa, as folhas são mais lisas e macias;

• Crespa, possui folhas macias com ondulações na extremidade,

• Romana, as folhas são mais largas, compridas e crespas e cor verde escura;

• Roxa, possui folhas roxas.

Benefícios da alface

Evita o envelhecimento prematuro da pele – o teor antioxidante, ajuda a proteger as células da pele do dano causado pelos radicais livres. As vitaminas atuam na proteção dos raios ultravioletas do sol, cicatrização e produção de colágeno no organismo. A alface também é rica é água, ajudando a manter a pele devidamente hidratada

• Ação antioxidante – rica em antioxidantes, pois contém vitamina C, carotenoides, folatos, clorofila e compostos fenólicos, que evitam o dano causado pelos radicais livres às células e, por isso, o seu consumo regular poderia ajudar na prevenção de doenças crônicas, incluindo o câncer.

Combate a anemia – a alface é fonte de ácido fólico, ferro, fibras e minerais relacionados com a formação dos glóbulos vermelhos, combatendo a anemia e seus sintomas, como a fadiga.

Fonte de energia – seus componentes regulam as taxas de açúcar no sangue, fornece energia, bem como evita picos glicêmicos. Pode-se dizer que há benefícios para pessoas com diagnóstico de diabetes.

Previne a constipação – por ser rica em fibras, beneficia o funcionamento intestinal, automaticamente ajuda na perda de peso.

Saúde ocular – por ser rica em vitamina A, previne a xeroftalmia e a cegueira noturna, além de prevenir a degeneração macular associada com a idade.

Combate a insônia – possui propriedades calmantes que ajudam a diminuir o estresse e a excitabilidade do sistema nervoso central, fazendo com que a pessoa durma melhor.

Quanto devo ingerir?

É indicado comer 4 folhas de alface (lisa ou roxa) por dia, com 1 colher de azeite de oliva, com o objetivo de aumentar seu poder antioxidante.

Alguma restrição?

Não há, mas pode prejudicar o funcionamento da tireóide se for ingerida em demasia, pois ela é rica em manganês.

Posso guardar a alface?

Deve-se utilizar um recipiente com tampa e colocar um guardanapo ou papel toalha no fundo, entre cada folha e na parte superior do recipiente, pois assim o papel irá absorver a umidade das folhas, fazendo com que elas durem mais tempo. É necessário trocar o papel quando estiver muito úmido.

Chá de alface?

Alface traz o efeito sonolência, ideal para ajudar na insônia.

Você vai precisar de 2 folhas grandes de alfaces picadas e 1 xícara de água.

Ferva a água com as folhas de alfaces por cerca de 3 minutos. Em seguida, coe e beba ainda morno.

Autor:

🌱 Apreciadora de cafés e doces. De poesias, músicas, fotografias, esculturas, artesanatos, pinturas, cores, desenhos, garatujas... Aprecio culturas e artes... flores, passarinhos, plantas, insetos exóticos, peixes, águas. Comungando num rito harmonioso e encantado com a botânica e com as belezas naturais...

12 comentarios sobre “A Alface

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