Publicado en Tem Flor

04 – Gladíolo – O Prenúncio do Novo.

O Gladíolo

Não importa em qual hemisfério, quando um Gladíolo floresce é sinal que algo está renovando.

Em muitos países, quem anuncia a chegança da primavera com suas flores exuberantes e coloridas, é a Palma ou Palma-de-Santa-Rita, como é popularmente chamada, porém, ela é flor livre e não pertence a uma estação específica.

Gladíolo, cujo nome Científico é Gladiolus x hortulanus, que deriva do latim Gladius – Gládio, que significa espada, espada curta e de dois gumes, nome atribuído a planta justamente por suas folhas lanceoladas que acompanham belas flores.

Entre cravos e rosas do jardim do Sinhô-moço, as Palmas revelavam as intenções da energia… Elas carregam no simbolismo, o ofertório (offerre), a vitória, o respeito, a lealdade, a fidelidade, a recordação, o renascimento, os novos começos, a vida eterna.

A Palma, além da beleza é uma flor resistente, com boa durabilidade, e tem baixo custo de investimento no cultivo, o que gera grande valor comercial. No mercado paisagístico é usada em belos arranjos florais, e em decorações de casamentos, formaturas e ritos espirituais.

💡 Flores de Palmas, são uma ótima lembrança aos noivos (ao casal, traz boa felicidade).

↪ Nas oferendas, e não importa qual, seja generosa (o)!

Pesquisando sobre decoração-cores-ambientes no feng shui, descobri uma crendice envolvendo a Gladíolo – se ela florescer durante o novo ano, trará boa sorte para a casa.

🗺 Origem

Originada na Ásia, atualmente, com mais de 260 espécies, sendo a maioria nativa da África do Sul, os primeiros registros sobre a espécie, antecedem ao período de Cristo.

Florescem colorindo o ambiente, suas flores tem formas e cores muito variadas, como as de cor branca, verde, amarela, laranja, tons de rosas, roxos, vermelhos, azuis e muitas outras cores.

Como disse, é uma planta que pode ser cultivada o ano inteiro, desde que haja clima e solo, favoráveis, pois, ela exige sol, lugar arejado e solo fértil, com boa drenagem e permeabilidade, afim de evitar ressecamento e-ou apodrecimento dos bulbos.

🌱 Plante Palma-de-Santa-Rita

Determine o melhor local antes de iniciar o cultivo. Deve ser plantada com profundidade de 10 cm, com a parte do broto para cima, mantendo a mesma distância entre eles. Ao atingir uns 25 cm é recomendado uma nova adubação para fortalecer a floração.

As espigas podem atingir até um metro de altura, mas, não variam muito a quantidade de flores, mesmo com as inúmeras espécies. É interessante usar algo para apoiar as hastes no período da floração, que ocorre em três meses, aproximados, após o plantio, podendo tardar ou encurtar o ciclo a depender do clima da região.

A florada dura até quinze dias.

Se desejas colher as espigas florais, faça, quando a temperatura for mais favorável.

Para reproduzir os gladíolos é só destacar cuidadosamente os bulbilhos que surgem no entorno do bulbo principal.

🖎 Lembrete: não pode haver encharcamento, portanto, as regas devem ser controladas. Ah, ela não gosta de plantas daninhas! Nem de frio, e nada de geadas. Ela ama sol, mas, não deve passar sede.

🚫 Observação: O gladíolo é uma planta é tóxica, portanto não deve ser ingerida.

🍀 Um ciclo Florido! E de bastante consciência.

Fontes: Negócios com Flores | O jardineiro. – Imagens: pinterest

Autor:

🌱 Apreciadora de cafés e doces. De poesias, músicas, fotografias, esculturas, artesanatos, pinturas, cores, desenhos, garatujas... Aprecio culturas e artes... flores, passarinhos, plantas, insetos exóticos, peixes, águas. Comungando num rito harmonioso e encantado com a botânica e com as belezas naturais...

10 comentarios sobre “04 – Gladíolo – O Prenúncio do Novo.

    1. Gratidão Rafael, por sua leitura e comentário. Esses nomes populares variam muito de local para local, esse até lembra o nome Gladiulos, Gladíolos, aqui no Brasil, a maioria das pessoas e lugares conhecem como Palmas ou Palmas de Santa Rita. Excelente semana. 🙏🌻💞

      Le gusta a 1 persona

  1. Gostei dos sentidos em especial o renascimento. Há muita energia na tua descrição para além da beleza das Palmas. Nesses tempos complicados, o olhar para elas em teu post trouxe paz e harmonia. Muito obrigado. Abraço carinhoso.💐❤️☮️

    Me gusta

Agregar un comentario

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s