Publicado en Tem Café?

A Vida é Artesanato

Um ponto, uma linha, um fio, uma costura, uma colagem, um risco, um paquimetro, um esquadro, um eixo, uma pedra polida, uma ferramenta afiada, uma madeira, uma invensão fabricada, assim é a vida, um eterno trabalho artesanal.

“Coloque um pouco de poesia na sua vida, faça artesanato!”

Denise Campos

Todos por natureza são artesãos.

O tempo todo criando e cocriando ideias e artefatos, coisas úteis e vantajosas, antigas e futuras. Como artesão, estamos sempre usando a criatividade, a inteligência e as mãos para gerar vida ao novo e-ou para resgatar crenças e descrenças que creem serem válidas.

O artesato divino foi o Homem, o Ser Humano, e a criatura expandiu as sementes com astúcia e instinto, liberando conhecimento e sabedoria. Ou surgimos da célula quase morta? Dinossauros, talvez.? Não importa, não preciso saber se a terra é redonda ou plana, a barra de chocolate é, e isso já satisfaz. Saber das luzes trigêmeas que surgem nos céus é bem mais interessante. (O que são?)

Atualmente somos muitos. São seres resistindo, evoluindo e cocriando com a existência. Resistimos bem? Tenho certeza que não. E falo por mim. Não fiquei pior, não para os outros, certeza que pra mim.

O acontecimento do século não tornou ninguém melhor do que era. No máximo alguns pensamentos e incômodos a mais. Quem era egoísta continua com êxito, quem era amor fraterno, tá exausto, não de trabalhar, mas dos não empáticos de plantão.[Perdi a conta dos zeros acrescidos no relatório de morte da Saúde. Duas mil mortes por dia…]

“Cada adversidade, cada fracasso, cada dor de cabeça traz consigo a semente de uma vantagem (benefício) equivalente.”

Napoleon Hill

A sociedade dos homens é um artesanato inacabado, mas o Ser é completo. Então há necessidades por buscas tolas e insignificantes? Tem signo, faz sentido todo esse buscar? O que busco? Oh, n a d a.

“O ser busca o outro ser, e ao conhecê-lo acha a razão de ser, já dividido. São dois em um: amor, sublime selo que à vida imprime cor, graça e sentido.”

Carlos Drummond de Andrade

A quem defenda a ideia de que nunca sentiremos completos, sem que nada nos faça falta. Talvez estejam certos. Sempre existe um vazio que parece surgir quando outro é tapado. Ou será o mesmo buraco fundo e oco?.

A busca surge infinitamente mais, e cada ser começa a criar de acordo com as esperanças traçadas, com as expectativas, culturas, interesses, e quase nunca permeia a realidade, quase nunca com equilíbrio. E vários impérios são criados, alguns reis sentados em tronos que não são por merecimentos, e sim pela força subordinada e corrupta, algumas rainhas olhando para o sol, ofuscando a vista dos filhos e dos admiradores (olho no olho é o suficiente).

Preparar um arranjo floral exige pouca técnica, mas há, e, é preciso saber o objetivo, e ter o mínimo de conhecimento de flores e intuição aguçada (opinião minha). Já a lapidação das pedras, além das técnicas, precisam de todo um processo dedicado e tempo extra. (Observa um garimpeiro trabalhando.) Até o ouro para ser o ouro reluzente do cordão de ouro, primeiro passa pelo processo da fornalha. São processos de escolhas.

• Alguns métodos são antigos mas funcionam.

Mesmo diante das descobertas tecnológicas, quase tudo requer as mãos dos homens. Ah, tem a Siri. E ela tem vantagem sobre mim, pois certamente te conhece mais do que eu. Mas ela também foi criada por mãos e por mentes brilhantes.

Sabe-se que precisamos ser recipientes dotados de resiliência, de força e de esforços, como o avião que sobe por resistência e força. De uma maneira parecida, o barco também é impedido de afundar, é física, e o Caio diz: “voar é mais fácil, afundar é mais provável, já construir, dar dor na cabeça.”

Certo, ninguém gosta das dores, mas as engrenagens só giram por causa de cada metal e parafusos colocados em seus devidos lugares, de nada adianta resistir com tudo fora do lugar, o corpo não é diferente, nem a casa. Ela só fica em pé, por causa do bom alicerce e das colunas que sustentam. E “Os Três Porquinhos” alertou sobre os perigos de construções rápidas e sem base firme.

Firmes, como a construção do Templo em Moriah. Eu sei, ele foi derrubado, mas sua base ainda tá lá servindo de inspiração.

Não foi Salomão que escolheu o lugar onde edificar, seu pai o estabeleceu antes de falecer, dizem que tão pouco escolheu os detalhes da construção e decoração, como os cedros trazidos do Líbano, ou as flores desenhadas na sala dos Santos dos Santos (coisas das lindezas das suas esposas, obras dos seus muitos servos), mas entre muitos feitos e defeitos (ele não era modelo exemplar, se é que tem um) e muita sabedoria, uma coisa ele fez com maestria, liderou a arte de viver a vida, liderou sobre finanças, liderou sobre o povo, sobre relacionamentos, filhos e posteridade.

“O esforço só é expresso em recompensa, quando uma pessoa se recusa a desistir.”

Napoleon Hill

A vida é esse artesanato a ser construído. Uma pintura aqui, outra revestimento lá. Uma escultura no altar, flores pra representar. Dia após outro. Com criativa realidade, com técnicas precisas e diálogos colaborativos. [Difícil… eu sei. Tô muda, quase n a d a, quase desaparecendo. Ofuscando sombras, criando sóis na chuva.]

Somos todos artesãos criativos, cada qual com seu dom e estudo. Não importa o que decidir criar ou recriar, o foco é resistir como as pirâmides egípcias e pagar um caldo de cana para nossa alegria. (Okay?)

Que tens usado para construir?

Na próxima sexta-feira, 19, comemora-se o Dia do Artesão. A data é uma homenagem ao dia de São José, pai de Jesus, que foi artesão da marcenaria. Mas, sabe-se que os primeiros artesãos surgiram seis mil anos antes do Cristo, e os primeiros trabalhos desenvolvidos foram o polimento de pedras, fabricação das cerâmicas, a tecelagem com fios vegetais e animais, entre outros.

Boa semana. E parabéns aos artesãos e artesãs.

Autor:

🌱 Apreciadora de cafés e doces. De poesias, músicas, fotografias, esculturas, artesanatos, pinturas, cores, desenhos, garatujas... Aprecio culturas e artes... flores, passarinhos, plantas, insetos exóticos, peixes, águas. Comungando num rito harmonioso e encantado com a botânica e com as belezas naturais...

6 comentarios sobre “A Vida é Artesanato

  1. Gostei bastante, não apenas do texto, mas também de todo contexto do seu site, as cores são suaves, o design muito elegante e as imagens são perfeitas, Parabéns!

    Me gusta

Agregar un comentario

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s