Publicado en Tem Flor

03 – Vinca Verdadeira

Vinca, verdadeira?

A florzinha do mês, tem significâncias especiais, não só para mim, mas para milhares de pessoas que usam essa lindeza na terapia medicinal.

Catharanthus roseus (L.), espécie de planta da família Apocynaceae

Não é planta brasileira, é nativa da África (das ilhas de Madagáscar), sendo comum na Europa, e bastante cultivada em regiões tropicais, para fins ornamentais e medicinais.

A Vinca verdadeira, é quase sempre confundida por suas sósias falsas, que mesmo parecidas, tem propriedades botânicas e medicinais bem distintas. Elas são conhecidas como: “Maria-sem-vergonha”, “Flor-del-sapo”, “Boa-noite”, “Violeta-das-Bruxas”, ambas crescem espontaneamente, muitas das vezes, formando belos tapetes florais, que são observados por todo lugar de beiras de estradas, margens de rios, praias, jardins de ruas e cemitérios.

Na ancestralidade, foi considerada, a Flor dos Poetas e das Bruxas, era evocada e manipulada na feitiçaria, para expandir a memória e para tratar possessões demoníacas de animais selvagens, também era comum, a confecção de filtros do amor, buquês ou ramos pendurados para boa sorte e proteção da casa. Contemplar suas lindas flores, gera um um efeito calmante, aliviando a ansiedade e o estresse (recomendo✔).

💆Na espiritualidade a flor revela inspirações, sentidos sublimes. Profundidade, buscas e doações espirituais aos que necessitam de cuidados.

🌿 vinca é uma planta de drenagem de energias, por isso, devem ser replantadas de tempos em tempos, ou quando murchar.

A planta

A espécie é uma planta perene herbácea que cresce rente ao solo, mas também trepa, podendo atingir até 1m de altura.

Tem caules que criam raízes, folhas brilhantes e flores de cinco pétalas de cor lilás ou azul arroxeado. As sósias tem uma diversidade enorme nas cor das flores (branco, malva, pêssego, escarlate e laranja-avermelhado etc), sendo procuradas para colorir jardins e parques.

Vinca tem um longo período de floração, durando quase o ano inteiro.

Gosta de sol pleno e solo bem drenado, preferindo terrenos sombrios, calcários ou argilosos, desenvolvendo-se muito rapidamente e tomando conta de todo o jardim.

🌿✂ poda: corte a cada dois a três anos. Depois que terminar de florescer.

🔎Vincas, as Marias que não tem vergonha, mas tem natureza forte e resistente e nunca andam só, elas só brotam em par, ensinando, que melhor, é andar junto, e sobrevivem, lindas e glamurosas, mesmo que sempre “escolham” locais inusitados, de condições secas e nutricionalmente deficientes, o que faz com que sejam mais apreciadas.

Além da resistência e da beleza, a dona de si e dos caminhos, é fonte dos medicamentos vincristina e vinblastina, alcalóides específicos da planta, que são usados para tratar vários tipos de câncer, como câncer de mama e pulmão, incluindo, Leucemia.

🤓 Curiosidades:

▪ São necessários aproximadamente 500 Kg da planta seca para obtenção de apenas 1 grama do alcalóide antileucêmico.

▪ Até os anos 60 a taxa de sobrevivência a longo prazo da leucemia infantil era inferior a 10% por causa da vinca? Agora, compare isso com hoje, com uma taxa de sobrevivência a longo prazo acima de 90%.

▪ A “flor molhada” que tenho tatuada é uma Vinca. 💞

Uso na medicina

A vinca verdadeira contém mais de 70 alcalóides poderosos, bem conhecidos por suas propriedades medicinais, como seu uso na terapia oncológica.

A vincristina contém leurosina e leurosina, que ajudam a tratar a doença de Hodgkin. Além do uso na oncologia, a espécie é cultivada há muito tempo para fitoterapia. Na Ayurveda (medicina tradicional indiana), os extratos de suas raízes e brotos, embora venenosos, são usados contra várias doenças.

Alguns males tratados, incluem Diabetes, malária, alívio da dor de dente, circulação sanguínea, perda de memória, pressão alta e ansiedade.

O óleo extraído das folhas pode ajudar a curar o sangramento do nariz e gengivas, aliviar as hemorroidas hemorrágicas, e a regular o sangramento excessivo durante a menstruação e a menopausa.

As folhas e sementes consistem em boa quantidade de vincamina, um alcalóide relacionado à memória e aumento das funções cognitivas. A erva também pode ajudar a prevenir a demência e a doença de Alzheimer.


🚫☡☠Não faça ingestão.

A planta NÃO é de fácil identificação, embora tenha variedades botânicas, são muito confundidas, e sua sósia é uma planta tóxica.

O uso habitual do fármaco, é realizado de forma laboral, com orientação e acompanhamento médico.

☡🐶 Não deixe que crianças e animais de estimação tenham contato com a planta.

Espero que gostem. Se cuidem e bebam água. Inté. 🌿💙

Imagens: pinterest

Fonte: Horto Didático da UFSC

Autor:

🌱 Apreciadora de cafés e doces. De poesias, músicas, fotografias, esculturas, artesanatos, pinturas, cores, desenhos, garatujas... Aprecio culturas e artes... flores, passarinhos, plantas, insetos exóticos, peixes, águas. Comungando num rito harmonioso e encantado com a botânica e com as belezas naturais...

7 comentarios sobre “03 – Vinca Verdadeira

Agregar un comentario

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s