📌 Fazenda Campos Novos, fundada em 1648.
A antiga Fazenda Santo Inácio de Campos Novos, agora, Fazenda Campos Novos, fica localizada na Rodovia Amaral Peixoto, em Tamoios, distrito de Cabo Frio, próximo a entrada de Armação dos Búzios.
Terras da Fazenda Campos Novos:
“de testada quatro léguas e meia principiando a mesma no sítio chamado de Genipapo partindo da parte do Norte com os moradores da baía Formosa, do Sul com as terras da aldeia dos índios de São Pedro e da Norte correndo rumo ao Nordeste por costa do mesmo mar até a praia do Rio de São João e do Poente com o sertão até intestar nas terras de Bacaxá…”
(Carta de Sesmaria).
“Campos Novos é um lugar/história, pois não se pode desmembrar o lugar da história e a história do lugar, em todo canto, seja nos sambaquis, no seu cemitério, na capela de Santo Inácio, no casarão, ou nos seus muitos hectares está presente a história de nossa gente.”
O sítio histórico é remanescente da antiga fazenda de propriedade da Companhia de Jesus, com a expulsão dos jesuítas em 1759, a área foi incorporada aos bens da Coroa.
A Fazenda Campos Novos atravessou o Brasil Colônia, o Império e a República. Coexistiu com famosos, como o Imperador Dom Pedro II, os viajantes Saint-Hilaire e Charles Darwin que se hospedaram na Fazenda, anônimos, índios, negros e brancos, senhores e escravos, fazendeiros e lavradores.
Em 1823, as terras foram objeto de reforma agrária. E em 1993, a sede da antiga fazenda foi desapropriada pelo município.
Desde que foi desapropriada, muitos projetos surgiram, na tentativa frustrada de conservar o patrimônio e a história, mas pouco foi feito, e maioria nunca saiu de palavras jogadas ao vento no entusiasmo e na esperança de governos realmente interessados.
Atualmente a Fazenda, encontra-se destruída e totalmente saqueada. Na casa, “conservam-se” (desabando) os tetos de madeira de gamela. O interior da igreja mantém-se íntegro, apesar de não haver nenhum projeto de conservação, mas, a estrutura arquitetônica original jesuítica ainda, encontra-se preservada (informação constatada via vídeo de divulgações).
O governo atual, que, é o mesmo, do ano de desapropriação da Fazenda, prometeu reparos na estrutura interna da casa e ďa igreja, onde funcionará o gabinete da Prefeitura de Cabo Frio.
Infelizmente, não consegui fotografar as partes internas e nem visitar a igreja, pois ambos, encontram-se fechados, mas, euzinha aqui, sou curiosa e intrometida, acabei bisbilhotando clandestinamente, algumas áreas internas, porém, não senti-me a vontade energeticamente para fotografar a parte interna e outras áreas.
Fotografias por Cassiane Araújo (@temflor) | Janeiro 2021
Memórias | Cabo Frio – RJ
Fontes: Projeto Charlie Darwin | Prefeitura de Cabo Frio | Inepac.