02 – Flor do Café

Bom dia. Já tomou café?

Quem acompanha o blog, e-ou me conhece, sabe que o café, é uma das minhas bebidas preferidas.

Café é vida. E eu amo cappuccino.

🖌 Society6

Lembro que passei um final de semana aprendendo a fazer flores no leite vaporizado, e que fiquei mal, testando drinks de café – gim com café fica uma delícia – mas o excesso, não é tão agradável quanto ao sabor, e pode causar males, inclusive, uma overdose por cafeína. Mas, hoje o assunto não é sobre os males provocados pela cafeína e nem as flores do latte art, e sim a bela Flor do Café, uma das flores mais perfumadas e sensíveis.

Já presenciou alguma floração de café?

📸 Café Point

O cafeeiro

O cafeeiro (Coffea sp.) é uma planta perene, um arbusto, da família Rubiaceae e do gênero Coffea L., que reúne diversas espécies, as mais cultivadas são: Coffea arabica e Coffea canephora (robusta), sendo o Brasil, o maior produtor e exportador do mundo.

Origem

Não há registros oficiais sobre a origem do café. Considera-se que o cafeeiro seja uma planta nativa das regiões altas da Etiópia, onde ainda há cultivo in natura. Relatos de que o Irã, seria o responsável pelo início da torra dos grãos, dando origem à atual bebida do café, distribuindo o cultivo da torra, e consequentemente espalhou pela Europa e ao redor do mundo.

A Flor do Café

📸 História de Café

A espécie Coffea arabica L. possui flores hermafroditas, são auto férteis, e, portanto, auto compatíveis, reproduzindo-se por autofecundação.

O florescimento do cafeeiro inicia-se, após as chamadas chuvas de florada. Algumas células do cafeeiro diferenciam-se e formam “botões florais”, que entram em estágio de dormência, a planta do café sofre devido ao ar seco e, por isso, desidrata e murcha. Com a quebra do “regime de seca”, inicia-se uma série de mudanças no metabolismo da planta e o “sofrimento” é substituído por uma florada exuberante e uniforme.

A florada é gregária, isso é, todas as plantas da região florescem ao mesmo tempo em função das mudanças climáticas ocorridas. A abertura da flor ocorre nas primeiras horas da manhã em dias de sol, onde cerca 90% das flores do cafeeiro já estão polinizadas. E em dias nublados, as flores não se abrem.

📸 Renato Rodrigues

Quem presencia o sublime espetáculo, é contemplado com a bela paisagem formada pelas flores brancas, além do aroma exalado pela flor que toma conta de todo o cafezal.

Curiosamente, a flor de café não tem cheiro de café, seu aroma é suave, e se aproxima ao da flor de laranjeira. Suas flores são muito utilizadas no setor cosmético, sobretudo da perfumaria.

📸 Mariela

As flores do café embelezam os olhos e aos produtores trazem a esperança da colheita farta, pois, quanto mais nós nos ramos, maior quantidade de flores podem surgir, e, quanto mais flores, mais frutos poderão ser produzidos. E manter um cafezal produtivo, requer trabalho duro, estudo, muita dedicação e fé, sobretudo para que não chova nos dias de floração.

Reza a lenda, que nos anos ímpares a florada não é tão intensificada. Espero que seja uma crendice sem força e ação.

Chuvas podem comprometer a qualidade final da safra do café

🌱🍀Que as Flores de Café tragam esperança, não só aos produtores, mas, a todos nós.

Um dia farto para nós!

Fontes: Site Guy Carvalho | Scielo

21 Comments

  1. Eu já presenciei floração de café. Tive o privilégio de passar minhas férias de infância numa fazenda cafeeira por diversos anos. Lindo, lindo! Obrigada pela visita! 😘

  2. Assim como vc adoro cafe e cappucino,qquer bebida que tenha cafe e sem duvida uma das melhores…mas não fazia conhecimento tão profundo sobre como vc assim o fez !!
    Aprendi mais um pouquinho hoje..agora mais do que nunca posso dizer que café e vidaaa!
    Grata pelo aprendizado…bom dia a vc !!

    1. Sou fã de café, leite e canela, então, cappuccino é perfeito! Combinação que nasceu pra mim… rs. A frase “Café é vida”, surgiu com dois amigos. Na época, tomavámos café todo dia após o almoço, e outros colegas de trabalho, diziam “vcs. não enjoam?”. A resposta era sempre a mesma: Café é vida! Kkk Bom dia pra nós. ☕☕

  3. Eu amo café também, mas tomo uma xícara por dia, no café da manhã. No máximo, duas. Quanto à flor, nunca tinha visto. Realmente muito bonita. Será que ela deixa um cheirinho de café recém-passado no ar? rs

  4. Menino da cidade, do café não vi a flor, vi sim, a da laranjeira, com seu perfume que hoje me remete à infância, primeiros amores!
    Adulto já, ao passar por um quintal, senti novamente o perfume, procurei e comprei um exemplar, hoje está no meu quintal, para com seu cheiro quando florido, me lembrar que os bons momentos nos acompanham, podem sim, ficar adormecidos, mas um simples perfume faz com que venha à superfície!

Deje un comentario

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s