“Minha burrinha bebê vinho,
Bebê também aguardente,
Arrenego deste bicho
Que tem vício feito gente.”
Manoel Raimundo Querino
📸 Leonardo Mendonça
“Cadê aquele laço, laço de laçar meu boi… Fica meu boi fica que o terreiro é teu…”
O Reisado
📸 Danilo Braga
Festa folclórica e tradicionalmente brasileira, conhecida como Reisado, Reiseiros, Santos Reis ou simplesmente, Folia de Reis, tem por finalidade celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os Reis Magos.
A história
📸 Marcel Gauthe
É uma festa cultural brasileira, mas, com origem egípcia, considerada uma festividade profano-religiosa.
No Egito era chamada de Festa do Sol Invencível. Na Europa foi adotada, inicialmente, pelos romanos, ao fazer relação com o nascimento de Jesus Cristo. Através dos portugueses, se instalou em Sergipe.
A folia é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos, e-ou ainda como a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado, mas, não existe denotação bíblica para tais comemorações.
Os Santos Reis
📸 pinterest, sem especificações.
Os Santos Reis ou Três Reis Magos foram Gaspar, Melchior e Baltazar, diz a tradição que, quando os três Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.
Simbologia dos presentes:
• ouro – representa realeza – pode ter sido útil para possíveis despesas de Maria e José;
• mirra – representa a imortalidade – erva medicinal usada para a limpeza;
• incenso – representava a divindade – relacionada com a fé, útil para a prática da meditação e orações.
Os festejos
📸 pinterest, sem especificações
Tradicionalmente acontecem entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, nas ruas de diversas regiões do Brasil, mais presente no interior dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.
📸 pinterest, sem especificações
As passeatas envolvem o mestre, palhaços, o contramestre, os três Reis Magos, os alferes, o coro, o festeiro, e, é claro, os foliões.
📸 pinterest, sem especificações
Os grupos tem a sua própria bandeira ou estandarte.
📸 Ruy Bozza
As fantasias sempre coloridas para que tudo fique lindo e alegre. Os festejos envolvem oferendas, encenações, declamações de versos, danças e músicas de cunho religioso e locais, com instrumentos simples, como violas, tambores, sanfonas, gaitas, pandeiros, ganzá, triângulo e pandeiro.
As oferendas estão relacionadas a qualquer presente que os foliões desejem dar, não havendo obrigatoriedades. Sabe-se que muitos grupos são motivados por propósitos sociais e filantrópicos.
📸 Jeff Celophone
É comum apresentações nas praças locais e visitas nas casas da região, em troca, recebem comidas e prendas. Em grupos grandes, os presentes recebidos são doados para instituições sociais da região.
📸 Gui Christ
O cortejo é sempre muito alegre, com músicas, poesias, dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos, ou ainda, encenações da chegada do Boi de Reis (que carrega em sua cultura uma simbologia com cunho político, econômico e social) e-ou a Burrinha ( forma antiga do Bumba meu boi que sobrevive há mais de 200 anos).
Em algumas cidades, barracas de comidas e bebidas típicas podem ser encontradas nas ruas.
📸 pinterest, sem especificações
“É o Rei que tá na porta quem mandou foi São José…”
Ouça dona Zabé da Loca…
Ó deus salve os Bois do Reisado!
Adorei este post, muito bem lembrado! A nossa cultura merece mais visibilidade e apreciação de nós, brasileiros.
Meu namorado é dançarino popular, enviarei pra ele este artigo, tenho certeza de que ficará ainda mais feliz por este reconhecimento.
d.
Me gustaLe gusta a 1 persona
Nossa cultura é linda. Fico feliz que tenha gostado. Espero que seu namorado goste também. Obrigada pela leitura e compartilhamento. Um Abç. 🌼
Me gustaLe gusta a 1 persona