01 – Poinsétia – Flor do Natal

PoinsétiaEuphorbia pulcherrima (Euphorbiaceae).

O nome científico, significa “a mais alegre”, “a mais bonita”, ou seja, “a mais bonita das eufórbias”, em tradução literal, mas, na simbologia espiritual remete pureza, vivacidade, justiça e inteligência.

Conhecida popularmente como Bico-de-papagaio, Flor-de-são-joão, Flor-do-fogo, Rabo-de-arara, Cardeal, Flor-do-natal, ou Estrela-do-natal.

Origem da Flor
Originada na América Central, por volta de 1825, mais especificamente da região de Taxco del Alarcon, denominada pelos astecas de “cuetlaxochitl“, a planta era vista como símbolo da pureza, associava-se a cor vermelha da poinsettia ao vermelho do sangue e do sofrimento dos sacrifícios.

O povo asteca usava para a produção de tintas na cosmética e tingimento de tecidos, além da seiva na produção de medicamentos para tratamenro de pele e combate a febre. Atualmente, alguns exemplares da planta tem uso como essência floral, ajudando nas dificuldades em expressar emoções.

A Flor Natalina

A partir do século XVII a planta começa a ter significado natalício, quando frades franciscanos utilizando-ás como adereços numa procissão designada por “Festa de Santa Pesebre”. As brácteas vermelhas começaram a ser associadas simbolicamente, pela sua forma, à Estrela de Belém.

(Viram a Estrela de Belém?)

Seu nome está associado ao botânico e médico Joel Roberts Poinsett, que por volta de 1829, encantando com a beleza viva das brácteas, cultivando algumas plantas em sua casa, que desenvolveram-se muito bem, assim, presenteando amigos próximos e a outros botânicos, como Robert Buist, que desconhecendo o nome científico Euphorbia pulcherrima dado pelo taxonomista alemão Klotzsch em 1833, decidiu comercializá-la com o nome Euphorbia poinsettia, que deriva do nome de Roberts Poinset.

Dia da Poinsettia

Poinset, também foi embaixador nos Estados Unidos da América no México, faleceu em 12 de dezembro de 1851, data que, anos mais tarde, foi reconhecida nos EUA como o Dia da Poinsettia, em homenagem e comemoração do seu embaixador, Poinsett.

A planta

Poinsétia é um arbusto de seiva leitosa, que traz em sua composição um látex que pode causar irritações na pele, olhos e outros males ao ingerir, sua toxicidade dificilmente leva a morte.

Apresenta flores nuas que são reunidas em umbelas terminais, e protegidas por brácteas coloridas, que embelezam e encantam com cores intensas, como o vermelho natalino, porém, por ter passado por melhoramento genético, também são encontradas em tons alaranjados, rosas, verdes e mesclados.

É uma planta que exige sol pleno, solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares, não tolera água nas raízes e teme geadas.

Multiplica-se por pedaços de ramos (estaquia). Floricultores produzem em vasos com pequenas estacas para colocarem no mercado para decoração, mas, Poinsétia é uma planta versátil, que também, fica linda no jardim, podendo atingir até quatro metros de altura, a depender das podas (é tolerante a poda) e dos muitos cultivares.

Na Europa a planta é preservada em estufas, com propósito nos ornamentos natalinos e no costume em oferecer uma Flor de Natal aos amigos, hábito, que marca o início do Natal de muitas famílias. O oferecimento da flor é símbolo de desejos de boa sorte e prosperidade, tal como fazia Poinsett.

No Brasil, a cultura de presentear com flores não evoluiu, alguns usam-á para decorações natalinas ou outros eventos.

Já colocou sua flor ao lado do panetone?

Deus abençoe seus filhos na proteção de Jesus. Um natal florido pra nós. Feliz Natividade

8 Comments

  1. Que belíssima explicação Cassiane…sinceramente eu desconhecia qualquer detalhe sobre esta flor. Muito linda! Aproveito aqui para deixar meus votos de Feliz Natal e próspero Ano Novo… muita saúde, paz e amor, agora e sempre! Beijo no coração

    Le gusta a 1 persona

Agregar un comentario

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s